Pular para o conteúdo principal

A importância de ONG da área ambiental e como ajudar o meio ambiente


Opção além das ações individuais para ajudar o meio ambiente, as ONGs ambientais concentram ações através de esforços coletivos.


Preservar o meio ambiente é essencial para a sobrevivência não somente da humanidade, mas de todos os seres que habitam o Planeta Terra.

Existem diversas formas de contribuir com a conservação do meio ambiente: reciclagem, redução de consumo e diminuição do uso da água são algumas delas.

As ONGs ambientais surgem para concentrar essas ações, ajudando o meio ambiente através de esforços coletivos. Diferente de ajudar individualmente, quem contribui com a ONG ambiental está fortalecendo uma rede de pessoas que se importam com a sustentabilidade e que lutam pelo bem do nosso planeta.

ONG quer dizer Organização Não Governamental, ou seja, entidades privadas da sociedade civil e sem fins lucrativos que visa defender e promover uma causa política. No caso das ONGs ambientais, seu objeto social é a preservação da sustentabilidade, bem como a promoção da educação ambiental.

Mutirões de plantio, monitoramento dos biomas, apoio em iniciativas e instituições de pesquisa, mobilização da sociedade e do poder público sobre leis e planos ambientais são algumas das iniciativas que ONGs ambientais geralmente promovem.

Agora que você já sabe a importância como contribuir com o meio ambiente e de somar esforços e ajudar ONGs ambientais, procure uma ONG ambiental para contribuir!

O Instituto Ecoflora de Atividades Ambientais é uma ONG ambiental que tem como missão desenvolver a consciência ambiental unindo pessoas e organizações através de atividades sustentáveis.

É a culminação de um sonho iniciado com o Projeto Pão de Açúcar Verde, criado em 2002 com o objetivo de executar a recuperação ambiental em áreas degradadas no entorno do Pão de Açúcar, com foco principal na face leste.


Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a trajetória do Instituto Ecoflora, iniciado com Projeto Pão de Açúcar Verde

Em outubro de 2018 foi fundado o Instituto Ecoflora de Atividades Ambientais, semente que nasceu do Projeto Pão de Açúcar Verde. O ano era 2002. Domingos Sávio Teixeira, ambientalista e entusiasta do meio ambiente que sempre visitava o Morro da Urca, notou que a face leste do Pão de Açúcar estava com o solo exposto. O primeiro mutirão de plantio organizado por Sávio tinha poucas pessoas, 10 no máximo. Essas 10, que reconheciam a importância do reflorestamento e de tomar medidas sustentáveis, se tornaram 100, depois 1.000, e hoje, 18 anos depois do primeiro mutirão, o projeto conta com a marca de mais de 2.000 voluntários cadastrados. Desde então, foram diversas as conquista, dentre elas mais de 7.000 mudas da Mata Atlântica plantadas e a assinatura do Termo de Adoção com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (2010), que oficializa o cuidado de 2,5 ha de área adotada  nas faces leste e sul do Pão de Açúcar. Em outubro de  2018, o projeto amadureceu e Sávio, junt